Manteiga Ghee, Faça em Casa o Ouro Líquido da Índia

Manteiga Ghee

A Manteiga Ghee, também conhecida como manteiga clarificada, tornou-se popular recentemente. Contudo, na Índia, onde a chamam de outro líquido, seu consumo na culinária é bastante antigo.

É produzida através do aquecimento da manteiga comum em um processo que separa a parte líquida da gordura. Dessa forma, lactose, resíduos e outras impurezas são eliminados até que reste um óleo dourado de sutil sabor caramelizado ou amendoado.

Em síntese, o que se remove da manteiga tradicional é água e proteínas preservando-se antioxidantes, vitaminas A, D, E e K, ácidos graxos e outros lipídios.

Essa manteiga possui fácil digestibilidade, pois a produção das enzimas digestivas é estimulada pelas gorduras nela existentes. Traz em sua composição butirato, um ácido graxo que auxilia a nutrição da mucosa intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes.

Benefícios à Saúde

Apesar dos seus diversos benefícios, como a ausência de lactose ou de ser uma fonte de vitamina A, a Manteiga Ghee deve ser utilizada de forma equilibrada. Por ser mais concentrada em relação à manteiga tradicional, é mais calórica e mais rica em gorduras.

Ainda assim, por apresentar uma composição rica em vitaminas lipossolúveis, de gorduras e de outros micronutrientes que auxiliam a fortalecer nossas células de defesa, além, é claro, do baixo teor de sódio, a manteiga ghee surge como uma alternativa nutricional bastante viável em substituição à manteiga tradicional.

Alérgicos à lactose ou proteínas do leite, assim como aqueles que necessitam fazer controle do sal, encontram nessa manteiga uma excelente aliada.

É importante observar que o processo que vamos apresentar aqui é artesanal, ou seja, feito em casa. Então, não é possível garantir que não haja qualquer traço de lactose no resultado final da receita. É sempre bom observar o seu grau de intolerância à lactose. Provavelmente a ghee será uma excelente opção, se for baixo.

Para graus de intolerância elevados, prefira consumir a versão industrializada, onde esse controle será mais rigoroso.

Porque Utilizar no Preparo das Suas Receitas

Do ponto de vista culinário, além do sabor mais intenso, a Manteiga Ghee possui um ponto de queima bem mais elevado, 252ºC contra 177 ºC da manteiga comum. Ganha ainda do azeite de oliva extravirgem (207 ºC), do óleo de coco (177 ºC) e do óleo de canola (204 ºC).

Portanto, na hora de fritar ou grelhar, é uma opção saborosa para diversos preparos, como carnes, refogados em geral e até mesmo na irresistível pipoca.

Então, ficou ansioso para experimentar essa delícia? A receita é simples e você vai precisar de um único ingrediente. Vamos lá?

Ingredientes para a Manteiga Ghee

  • Tabletes de manteiga tradicional sem sal

Você pode usar quantos tabletes desejar, porém é bom observar que como o processo eliminará água, resíduos e impurezas da manteiga convencional, a margem de quebra será em torno de 50%. Vamos ao passo a passo.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, escolha uma panela encorpada para que haja mais controle na temperatura. Pode ser de inox ou esmaltada. Evite as panelas mais finas.
  2. Em seguida, coloque na panela a quantidade de tabletes de manteiga que você desejar para sua receita. Leve ao fogo médio. Se seu fogão não tiver esse controle, deixe em fogo baixo.
  3. Observe que já no processo de derretimento da manteiga, ela vai começar a gerar uma espuma. São os resíduos lácteos que estão se separando da mistura. Vá retirando aos poucos com uma colher. Ainda qnão consiga retirar tudo, não se preocupe, esses resíduos se sedimentam no fundo da panela e serão filtrados na hora de coar.
  4. Mexa constantemente, principalmente durante essa primeira fervura, pois a espuma pode subir e transbordar.
  5. Depois que sua mistura tiver eliminado toda a espuma, você verá um líquido transparente e dourado. No fundo da panela ficam alguns resíduos mais escuros, são as impurezas que se cristalizaram.
  6. Por fim, desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Forre uma peneira com um pano fino apropriado para coar. Evite filtros de papel, com eles a filtragem demora muito.
  7. Acondicione em pequenos potes de vidro. Se quiser que solidifique, guarde na geladeira. Sua manteiga Ghee está pronta! Fora da refrigeração, dura até 3 meses.

Espero que você tenha gostado desta receita. Com certeza vai dar um toque especial aos seus pratos.

Depois que sua Manteiga Ghee estiver pronta, comente aqui como foi sua experiência com essa receita, e não esqueça de compartilhar com sua família e amigos.

Então, se você achou interessante e incrível essa receita, continue no site e confira outras deliciosas receitas para você fazer.

Sugestões de Receitas

Aprenda a preparar Risoto de Camarão com arroz arbóreo

Camarão na Moranga: Sabor e Visual na mesma Receita. Aprenda

Empadão de Frango: Um Prato Versátil

Veja Em Poucos Passos Como Fazer a Receita de Bolo de Arroz

Perfeita Receita de Bolo de Cenoura Fofinho