Caldo Verde, uma Ótima Opção para os Dias de Inverno

Caldo Verde

Com o perdão pelo trocadilho, o Caldo Verde é uma sopa portuguesa com certeza! Ainda que seja um prato leve, é uma verdadeira sensação para os dias de inverno.

É uma sopa típica do norte de Portugal, que se difundiu por todo o país, assim como pelos países colonizados pelos portugueses.

Feita principalmente à base de batatas e couve fatiada, é uma sopa de consistência levemente espessa e coloração predominantemente verde.

As tigelas de barro dão um charme ao prato na hora de servir. Simples e leve, pode ser oferecida como prato de entrada ou principal. Acompanhada de broas e um bom vinho esta especialidade gastronômica fica perfeita.

Pode ter certeza, essa receita é sucesso garantido! Então, confira agora como fazer o nosso delicioso Caldo Verde. Vamos lá!

Ingredientes para o Caldo Verde:

  • 1 litro de água
  • 3 xícaras e meia (chá) de batata em cubos
  • 1 tablete de caldo de bacon
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 2 gomos de linguiça calabresa fatiada em rodelas
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de chá de couve fatiada

Agora vamos compartilhar o passo a passo do preparo do nosso Caldo Verde. Se liga nessa delícia!

Modo de Preparo:

  1. Primeiramente, coloque a água para ferver em uma panela. Após a fervura, diminua para fogo médio e coloque a batata, o louro e o tablete de caldo, cozinhando por cerca de 15 minutos ou até perceber que as batatas já estão macias.
  2. Deixe a mistura esfriar. Em seguida, retire o louro e leve ao liquidificador para bater. Desligue após a mistura ficar bem homogênea.
  3. Logo após, aqueça outra panela com o óleo, em fogo médio, e coloque a cebola para refogar por cerca de 2 minutos. Adicione a linguiça e deixe fritar até dourar.
  4. Na sequência, despeje a mistura de batata batida, acrescente sal e pimenta e deixe cozinhar até que levante a fervura. Se achar que ficou muito espesso, adicione mais um de água.
  5. Por fim, junte a couve à mistura e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
  6. Está pronto o nosso caldo. Agora é só transferir para uma tigela de barro e servir.

Espero que você tenha gostado dessa deliciosa e prática receita de Caldo Verde. Ela é relativamente rápida de fazer, e vai dar aquele toque nas suas ceias de inverno.

Depois que o seu caldo estiver pronto, comente aqui como foi sua experiência com essa receita, e não esqueça de compartilhar com sua família e amigos.

Então, se você achou interessante e incrível essa receita, continue no site e confira outras deliciosas receitas para você fazer:

Esfirra de Carne, Um Clássico Árabe em Sua Casa. Aprenda

Arroz de Forno, uma Opção Fácil e Rápida para o Acompanhamento

Bobó de Camarão, um Clássico da Cozinha Baiana. Aprenda a Fazer

Salpicão de Frango: Versártil, Colorido e Perfeito no Verão

Bolo de Milho de Lata Cremoso: Irresistível. Aprenda a fazer