Bacalhau Gratinado: Ótima Opção para os Almoços Familiares

Bacalhau Gratinado

Além da fama de difícil, o bacalhau tem fama de caro também. Mas com a receita de hoje, você vai fazer uma travessa de Bacalhau Gratinado bem econômica e que, ainda por cima, rende bastante.

Comumente, nos feriados da Páscoa, o bacalhau é presença tradicional.  É um peixe versátil, que assim pode ser utilizado em diferentes preparos. Mas, apesar do sabor sofisticado, em nosso cardápio, parece estar confinado a essa data específica.

Realmente, no passado, o prato exigia um certo trabalho para ser preparado. Era preciso dessalgar e eliminar as espinhas. Mas hoje não se justifica, já é possível comprá-lo limpo e dessalgado.

A receita de bacalhau gratinado ao forno com creme de leite que apresentamos hoje é ótima para os almoços familiares, em ocasiões com os amigos, e para os cardápios do dia a dia, pois é bem fácil e rápida de executar.

Pode ter certeza, essa deliciosa receita é sucesso garantido. A cremosidade e o sabor marcante vão conquistar muitos elogios. Então, chega de conversa e se liga nos ingredientes que você vai precisar.

Ingredientes para o Bacalhau Gratinado:

  • 1/2 quilo de lascas de bacalhau dessalgado
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • Azeite a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Azeitona a gosto
  • 1 tomate picado
  • 3 batatas grandes em rodelas cozidas em água e sal
  • Sal se necessário

Ingredientes para a Cobertura:

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de sal

Agora vamos compartilhar o passo a passo do preparo do nosso Bacalhau Gratinado. Se liga nessa delícia.

Modo de Preparo:

  1. Primeiramente, em uma panela grande com um pouco de azeite, coloque para dourar a cebola, o alho e o tomate picadinhos. Logo após, adicione as lascas de bacalhau e deixe refogar.
  2. Em seguida, acrescente a salsinha e a azeitona. Mexa levemente e desligue o fogo.
  3. Agora vamos ao preparo da cobertura. Inicie batendo as claras até ficarem em ponto de neve. Logo depois, complemente com o creme de leite, as gemas e o sal. Mexa para misturar.
  4. Na sequência, unte com azeite uma travessa. Disponha uma camada de rodelas de batatas, uma camada com o bacalhau refogado e finalize com a cobertura.
  5. Polvilhe uniformemente sobre a cobertura o queijo parmesão ralado.
  6. Por fim, leve ao forno aquecido durante 10 minutos ou até que a superfície forme uma crosta dourada. Retire e sirva.

Espero que você tenha gostado dessa deliciosa e prática receita de Bacalhau Gratinado. Ela é relativamente rápida de fazer, dessa forma vai dar um toque especial aos seus eventos familiares e reuniões entre amigos.

Depois que o seu bacalhau gratinado ficar pronto, comente aqui como foi sua experiência com essa receita, e não esqueça de compartilhar com sua família e amigos.

Então, se você achou interessante e incrível essa receita, continue no site e confira outras deliciosas receitas para você fazer:

Camarão na Moranga: Sabor e Visual na mesma Receita. Aprenda

Macarrão de Panela de Pressão: Rápido e Saboroso

Mousse de Limão, uma Sobremesa Resfrecante para o Verão

Aprenda a preparar Risoto de Camarão com Arroz Arbóreo

Manteiga Ghee, Faça em Casa o Ouro Líquido da Índia