Aprenda a Fazer o Pudim Lisinho sem Furinhos

Pudim Lisinho sem Furinhos

Com esta receita e nossas dicas, fazer um Pudim Lisinho sem Furinhos vai deixar de ser um mistério.

Fizemos uma enquete aqui na Cozinha Z, e simplesmente a maioria das pessoas disseram preferir o pudim com furinhos. Acham até que fica mais charmoso.

Mas não sabemos por que cargas d’água, acreditem, há muita gente que se incomoda com os furinhos. Não se conformam como eles foram parar ali. Não se preocupe, a gente te ensina a fazer o pudim do jeito que você gosta.

Antes de passar as dicas para eliminar os furinhos do seu pudim, é preciso entender como os furinhos se formam.

Na realidade eles são resultado de bolhas de ar que se formam durante o preparo, e que estouram na hora do cozimento.

Dicas para Evitar a Formação do Furinhos

Como vimos, a massa aerada é a grande responsável pelos furinhos. Como a maioria das receitas sugere o preparo da massa no liquidificador, descobrimos aí o nosso primeiro vilão. Não use! Exercite sua paciência, prepare a massa lenta e manualmente.

Ainda que o processo manual não garanta completamente a ausência de bolhas, você pode contar com uma tremenda aliada: a peneira fina. Use-a na hora de enformar a massa.

E por último, você deve dar atenção ao cozimento. Não pode ser muito rápido. Cozinhe lentamente em banho-maria em temperatura de forno amena, em torno de 180ºC.

Diante dessas preciosas dicas, vamos ao que interessa, nossa deliciosa receita de pudim sem furinhos. Anote o que você vai precisar:

Ingredientes para o Pudim Lisinho sem Furinhos

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite
  • 4 ovos

Ingredientes para a Calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ xícara (chá) de água fervendo

Agora vamos ao passo a passo do preparo do nosso delicioso Pudim Lisinho sem Furinhos.

Modo de Preparo do Pudim:

  1. Em uma tigela apropriada, adicione os ovos e com um batedor de arame misture, até homogeneizar, as gemas e as claras.
  2. Logo após, acrescente o leite condensado e misture bem.
  3. Acrescente gradualmente o leite, sempre mexendo delicadamente com o batedor.
  4. Lembre-se que o processo de misturar os ingredientes deve ser sempre delicado, a fim de evitar ao máximo a formação das bolhas de ar.
  5. Por fim, deixe a massa descansar enquanto prepara a calda. Esse descanso também favorece a eliminação de possíveis bolhas.

Modo de Preparo da Caldo:

  1. Primeiramente, já separe uma fôrma redonda com cone central, apropriada para pudim, e com aproximadamente 22 cm de diâmetro.
  2. Leve ao fogo médio 3 xícaras de chá de água. Você a utilizará para fazer a caldo e para o banho-maria do pudim.
  3. Paralelamente, em uma panela de tamanho médio, derreta o açúcar em fogo baixo. Siga sempre mexendo até que se forme um caramelo dourado. Adicione aos poucos e com cuidado a água fervente em cima do caramelo, mexendo com espátula até ficar em consistência lisa.

Finalização:

  1. Primeiramente, coloque o forno em preaquecimento a 160 ºC. Agora é hora de montar a forma para o cozimento do pudim. 
  2. Em seguida, despeje a calda sobre o cone central da forma, e vá girando de modo a caramelizar as laterais da mesma. Devido à temperatura da calda é importante proteger as mãos com uma luva térmica ou um pano dobrado.
  3. Logo depois, com a ajuda de uma peneira fina, despeje a massa do pudim na fôrma. Isso ajudará na eliminação de bolhas ainda restantes.
  4. Na sequência, vamos dar início ao cozimento do pudim em banho-maria. Para tanto, selecione uma assadeira onde caiba a forma do pudim e leve ao forno. Só acrescente a água fervente na assadeira depois que ela estiver dentro do forno. Observe para que a água cubra até a metade da forma de pudim.
  5. Deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora e meia. Quando a superfície adquirir firmeza o pudim estará pronto. Para garantir o miolo cremoso, evite o cozimento demasiado.
  6. Por fim, é hora de tirar nosso pudim do forno. Deixe amornar um pouco e acondicione no refrigerador por, no mínimo 3 horas.
  7. Para desenformar mais facilmente, aqueça levemente a base da forma na chama do fogão. Isso vai ajudar a amolecer a calda.
  8. Hora de servir: cubra a forma com um prato grande, de borda mais alta, e vire rapidamente. Sirva depois que a calda escorrer pelo pudim.

Espero que você tenha gostado dessa deliciosa receita de pudim. Ela não é rápida, leva cerca de 2 horas, mas pode ter certeza, ao final vale muito a pena!

Depois que o seu pudim estiver pronto, comente aqui como foi sua experiência com essa receita, e não esqueça de compartilhar com sua família e amigos.

Sujestões de Receitas

Então, se você achou interessante e incrível essa receita, continue no site e confira outras deliciosas receitas para você fazer:

Camarão na Moranga: Sabor e Visual na mesma Receita. Aprenda

Macarrão de Panela de Pressão: Rápido e Saboroso

Mousse de Limão, uma Sobremesa Resfrecante para o Verão

Aprenda a preparar Risoto de Camarão com Arroz Arbóreo

Manteiga Ghee, Faça em Casa o Ouro Líquido da Índia